fbpx

Gestão, Copywriting, Tráfego e Estratégias de Marketing para você!

Sem Migalhas. Aqui eu entrego Conteúdo avançado sobre Marketing Digital e Vendas pela Web

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que aprendi com “A Guerra dos Consoles”

O que aprendi com “A Guerra dos Consoles”

Se você não assistiu ao documentário “A Guerra dos Consoles”, você não tem ideia do que está perdendo.  É uma aula de marketing e vendas.

Este documentário fala sobre a batalha entre a SEGA e NINTENDO que ocorreu na década de 90 e mudou para sempre o mundo do entretenimento. Foi baseado no livro “A Guerra dos Consoles” de Blake J. Harris

A Nintendo era líder do mercado quando a SEGA, uma empresa iniciante de fliperamas reuniu uma equipe para enfrentar a maior empresa de videogame do mundo.

“Guerra dos Consoles” é excelente para empreendedores, empresário e donos de empresas, pois ele te entrega várias lições de estratégias de marketing e vendas. Ele narra toda a batalha épica entre os dois gigantes, focando mais nos bastidores da SEGA, dando um destaque ao talendo de Tom Kalinske e sua equipe, que transformou uma pequena empresa em uma gigante líder de mercado.

O documentário mostra riquezas de detalhes como essa equipe começou, quais foram os desafios iniciais, as estratégias de comunicação e posicionamento da marca e como aos poucos eles foram inovando e conquistando parte do mercado antes dominada pelo seu rival.

Ele narra também a história do Sonic, seu surgimento e como ele foi importante para o desenvolvimento da marca. Particularmente foi uma hora e meia de pura nostalgia, relembrando meu Gênesis e a primeira vez que vi o porco espinho.

Vale lembrar também da épica história do Mortal Kombat, o sangue na tela e o debate sobre como os video-games deixavam as crianças violentas sendo quase proibidos pelo estado. Sensacional demais!

O que aprendi com este documentário:

  • Visão de futuro e desafios
  • Nunca subestime o seu adversário.
  • Se você é o único no mercado, tome cuidado. Jamais fique na sua zona de conforto. 
  • Arrogância é uma MERDA. Por causa dela a SEGA perdeu uma grande oportunidade e por fim a guerra.
  • Pesquisa de mercado é muito mais que números. É ouvir seu cliente.
  • Não foque suas forças em brigar com a concorrência. Você pode perder tempo demais e não ver surgir um inimigo muito maior.

Essa guerra marcou uma geração de gamers que como eu foram impactados por esta briga. 

O documentário é nostalgia pura e nos ajuda a reviver e matar uma época onde os consoles eram super valorizados e como no meio dessa briga surgiu o PlayStation que simplesmente chegou “acabando com a brincadeira” (kkk).

Vale muito a pena assistir: pela aula, pela nostalgia, por tudo! Segue o link abaixo

Sobre o Autor

Beto Castilo
Beto Castilo

Sou apaixonado por Marketing e Vendas. Aqui vou compartilhar minha experiência com Marketing Digital que adquiri ao longo dos anos, seja você empresário ou estudante.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *